sábado, 12 de maio de 2012

QUANTO TEMPO JÁ PASSOU?

Poemas -> Sombrios : Quanto tempo já passou?
Tags: tempo mundo guerra

Sussuravam folhas secas caídas
Pelo chão aos montes douradas
Eram lágrimas dos olhos saídas
Palavras murmuradas.
Quanto tempo já passou?
Havia por perto um loureiro
Tempo de guerra que à aldeia chegou.
Havia fome e pouco dinheiro.
Mas esse tempo já lá vai!?
Dele mesmo não lembro eu
Mas me contava meu pai
Do muito que padeceu.

Quanto tempo já passou?
Tempo agora tão diferente
Mas, ninguém está livre, eu não estou!?
De enfrentar guerra novamente.
É que a paz está apodrecida
A guerra no mundo não acabou
Entra-nos em casa.Como pode ser esquecida?
Quanto tempo já passou!

É longe, se agridem e matam por lá
A todo o dia a toda a hora
Que importa se não é cá?
Mas vejo gente que sofre e chora.
Notícias não quero ouvir
O coração pede que não
Esmaga-se-me o peito de se afligir
Por ver tanta maldade e agressão.

Mas é verdade, deveis sabê-lo!?
Meu pensamento é meu inimigo
Quem me dera adormecê-lo
Ao acordar encontrar um mundo amigo.
Quem ainda consegue dormir?
Com meio mundo em confusão?
Quem pode cantar, sorrir?
Nestes tempos de escuridão?



rosafogo

Este poema foi escrito no ínicio da guerra no
Iraque, guerra que era transmitida em directo
pela televisão.
Mas a guerra continua, parece não ter mais fim,
o ódio persiste em ter mais força que o amor.
Eu nasci em 1943, mesmo no tempo da II Grande Guerra Mundial.



Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
Johann Wolfgang Von Goethe

Escrevo para que a vida continue sendo vida.
       
rosafogo
Autorrosafogo
Texto
Data04/03/2010 00:40:39
Leituras882
Favoritos1
LicençaEsta obra está protegida pela licença Creative Commons
 

Enviado porTópico
Vania Lopez
Publicado: 04/03/2010 03:10 Atualizado: 04/03/2010 03:10
Colaborador
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 12767
Re: Quanto tempo já passou?
O amor se tornou tão complicado que se torna mais fácil odiar. Às vezes tenho vontade de desligar a tv, morar numa ilha aozinha. Mas não ver nada disso acontecer...Como mudar o humanao do ser humano? Beijo querida. levo esse poema real.

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 04/03/2010 18:16 Atualizado: 04/03/2010 18:16
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Quanto tempo já passou?/Vania
Tens razão também a mim me apetece desligar-me
do mundo, de tanta crueza que nele observo.

Mas estes foram tempos muito complicados quase sem
haver os bens essenciais, que eram racionados.

beijinho linda obrigado.
rosa

Enviado porTópico
ângelaLugo
Publicado: 04/03/2010 09:59 Atualizado: 04/03/2010 10:00
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14791
Re: Quanto tempo já passou?p/ rosafogo
Querida amiga Rosa

Infelizmente guerras é como um
vai e vem, porque o "bicho",
humano ainda não tem conscientização
do verdadeiro valor da vida...
Uma excelente reflexão amiga


Parabéns!

Beijinhos no coração

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 04/03/2010 18:20 Atualizado: 04/03/2010 18:20
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Quanto tempo já passou?p/AngelaLugo
É amiga, espero não termos que passar por esta angústia, que os tempos estão complicados, casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.

Obrigada amiga esta é uma poesia que já tem tempo,
mas ao dar volta aos antigos, retirei alguns que
irei postar.

beijinhos Angela
da rosa

Enviado porTópico
visitante
Publicado: 04/03/2010 18:22 Atualizado: 04/03/2010 18:22
Re: Quanto tempo já passou?
É uma pena, termos que ainda vivenciarmos guerras. Os homens fazem questão de não crescer.
E infelizmente elas muitas fezes deixam sequelas pior que a própria morte.

Beijo

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 04/03/2010 21:07 Atualizado: 04/03/2010 21:54
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Quanto tempo já passou?/Rosangela
O Mundo está louco vai de mal a pior.
O futuro não se adivinha muito favorável, cada um
que nos governa só pensa mesmo é em si, a união
não é nenhuma e não vejo melhoras.


Obrigada querida amiga
beijo
rosa

Enviado porTópico
Branca
Publicado: 04/03/2010 21:29 Atualizado: 04/03/2010 21:29
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 1313
Re: Quanto tempo já passou?
Querida Rosa,
Quanta sensibilidade...
Este poema é atual, mesmo escrito há alguns anos, a guerra faz-se presente em nossas vidas todos os dias.
Na entrada da ONU está registrada ao sopé de uma estátua o texto bíblico de Isaías 2:4 que reza:
" E ele certamente fará julgamento entre as nações e resolverá as questões com respeito a muitos povos. E terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças podadeiras. Não levantará nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra."

Belas e esperançosas palavras!

Um forte abraço pra ti.
Branca.

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 04/03/2010 22:00 Atualizado: 04/03/2010 22:00
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Quanto tempo já passou?/Branca
Olá amiga

Obrigada pelas palavras que me deixas.
Como era bom que todo o Mundo estivesse em paz,
vê bem há quanto tempo presenciamos este drama da
guerra, mesmo lonquíquas que são de nós, não
podemos olvidá-las, não sei mesmo para onde caminhamos.

Belas palavras as deste texto sim, de esperança que não se quer perdida.
beijinho Branca.

rosa

Enviado porTópico
luciusantonius
Publicado: 04/03/2010 22:16 Atualizado: 04/03/2010 22:18
Colaborador
Usuário desde: 01/09/2008
Localidade:
Mensagens: 667
Re: Quanto tempo já passou?
Permita-me cara poeta
Que ao seu tema dê continuidade
Entrando com desaforo
Se para tanto for capaz
Nos interstícios desta nossa sociedade.
Questões que se me põem
Com demasiada frequência
Pressinto que chegou o dia
De a elas aludir com inclemência
Desequilíbrios são o que vejo
O que dia sim dia não cotejo
Neste nosso moribundo mundo
Em que na vanguarda está o dinheiro
Esse objectivo primeiro
Tornado poço sem fundo.
Na ânsia de ter e mais ter
E de desbragada sede de poder
Do nosso tempo o homem não olha a meios
Parecendo ter perdido os freios
E travão o bom senso não almejar.
Mas cara poeta sinto tanto para dizer
Que para outra hora deverei deixar
O meu indomável desabafar.

Também eu não posso dormir
Tenho dificuldade em sorrir
Ao ver no meu irmão a indigência.


Aceite o meu abraço solidário
Antonius

(Beijo Olema)

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 04/03/2010 22:35 Atualizado: 04/03/2010 22:52
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Quanto tempo já passou?/LuciusAntonius
Meu estimado Poeta e amigo

Lisonjeia-me a visita
E este tão belo escrito
É certo que para nossa desdita
É verdadeiro o que deixa dito.
Mas faz bem desabafar
Fica a alma aliviada
Será que podemos ainda sonhar?!
Como gostava de estar descansada.

A vida parece submergir
Num mar profundo e sem fim
Tenhamos esperança que há-de vir
Uma nesga de Sol por fim.

Antonius, obrigado pela presença, fico feliz
por ser merecedora do vosso apreço

beijinhos com muito carinho,
também para a amiga Olema.
Muita paz e saúde vos desejo.

Enviado porTópico
VónyFerreira
Publicado: 04/03/2010 22:39 Atualizado: 04/03/2010 22:39
Colaborador
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 14558
Re: Quanto tempo já passou?
Comento-te com as tuas próprias palavras que dizem bem melhor do que eu diria!
Muito bem, Rosa!

É longe, se agridem e matam por lá
A todo o dia a toda a hora
Que importa se não é cá?
Mas vejo gente que sofre e chora.
Notícias não quero ouvir
O coração pede que não
Esmaga-se-me o peito de se afligir
Por ver tanta maldade e agressão.

Beijo
Vóny Ferreira

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 04/03/2010 23:01 Atualizado: 04/03/2010 23:01
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Quanto tempo já passou?/VonyFerreira
Obrigada amiga

Gostei da visita, também que gostasses da minha terra, linda a cidade não é?
Achamos sempre belo aquilo que nos é querido, e eu
adoro a terra onde nasci.

Ás vezes penso que se fosse nova, partia para um sítio onde precisassem da minha ajuda, vejo-me
muitas vezes na pele de quem precisa.
O Mundo está velho, e os homens perdidos na
ganância.

beijinho amiga
da rosa



Sem comentários:

Arquivo do blogue