quinta-feira, 10 de maio de 2012

SACOS DE ALFAZEMA NA GAVETA

Poemas -> Saudade : Sacos de alfazema na gaveta
Tags: janelas altas pedaços partidos arejar a roupa

Tinha um quarto de janelas altas
Onde punha a arejar a roupa
Para que não houvesse faltas
Já que a roupa era pouca!
Punha flores frescas no quarto
Sacos de alfazema na gaveta
Em cima da cómoda o retrato
Da criança sorridente, mas inquieta.

Às vezes minha vida começa de novo
Nada é obstáculo à minha fantasia
Sou como princesa num pequeno povo
Sonho de noite e de dia.
Limpo minha mente de teias de aranha
Faço das palavras o meu instrumento
Ponho a descoberto tudo que é sentimento
E a minha poesia sonha que assim ganha.

Mas hoje podei uma trepadeira
Que dá flores brancas no Verão
As outras esperavam em fila ordeira
Deitei meus joelhos ao chão.
Me emocionei com os pedaços partidos
Ali caídos!
Parecendo-se com minhas recordações
Também eles não voltariam a dar botões.

Tenho agora as mãos manchadas
Cobertas de terra e arranhões
Minhas ideias cansadas...
Mas meu tempero é de esperança!
E eu sonho,ainda,
Como quando era criança.


rosafogo

Esta poesia é a nº250 neste site e é para mim
passe a modéstia o mais belo que consegui escrever.



Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
Johann Wolfgang Von Goethe

Escrevo para que a vida continue sendo vida.
   
rosafogo
Autorrosafogo
Texto
Data28/01/2010 21:44:30
Leituras345
Favoritos1
LicençaEsta obra está protegida pela licença Creative Commons
 
.

Enviado porTópico
Avozita
Publicado: 28/01/2010 22:02 Atualizado: 28/01/2010 22:02
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4706
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Criança linda, de coração grande,
mulher forte e sonhadora.
Teus saquinhos de alfazema
transformaram-se numa Rosa florida.

Gostei tanto do teu poema amiga.
Escrevescom mãos de fada.
Beijinhos
Antonieta

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 28/01/2010 22:29 Atualizado: 28/01/2010 22:29
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/Avozita
Olá amiga

Ontem misturei o sonho com a realidade, lá vieram
de novo as lembranças de pequena e enquanto tratava do jardim fui fazendo uma coisa e outra,
e aqui está o resultado.
È mesmo verdade, a história dos arranhóes e das unhas pretas de terra, andei também a plantar roseiras que me deram.

Linda, obrigada, pelo carinho
beijinho
da rosa

Enviado porTópico
visitante
Publicado: 28/01/2010 22:06 Atualizado: 28/01/2010 22:06
Re: Sacos de alfazema na gaveta
VOU COMENTAR PELA ULTIMA VEZ:
GOSTEI DO POEMA ESTA BONITO
BJS E ATÉ UM DIA

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 28/01/2010 22:33 Atualizado: 28/01/2010 22:33
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/Rxhulb
Olá Rxhulb

Não sei o que se passa, mas tenho pena amigo por
que desistir é próprio dos fracos, não desistas, nós estamos sempre a aprender, tanta vez que eu já pensei também em desistir, mas passa um dia dois e cá vou ficando.
Obrigada e até sempre

abraço
rosa

Enviado porTópico
Massari
Publicado: 28/01/2010 23:16 Atualizado: 28/01/2010 23:16
Colaborador
Usuário desde: 07/12/2009
Localidade: Sertãozinho/SP
Mensagens: 1102
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Aprecio muito estes poemas que evocam o passado. Afinal o que somos nós senão o que no passado plantamos. Um viva também ao seu tempero de esperança.
Abraços.

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 28/01/2010 23:41 Atualizado: 28/01/2010 23:57
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/Massari
Obrigado amigo Massari

Fico grata pelo apreço e carinho.
O passado é parte importante, e eu gosto de recordar, claro que nem tudo foram rosas, mas é a minha hiatória e há momentos de bom recordar.

Abraço
da rosa

Enviado porTópico
poesiadeneno
Publicado: 28/01/2010 23:24 Atualizado: 28/01/2010 23:24
Colaborador
Usuário desde: 27/06/2009
Localidade:
Mensagens: 1451
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Rosafogo,


A vida é mesmo assim.
Grato por partilhar.




Bjo

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 28/01/2010 23:49 Atualizado: 28/01/2010 23:56
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/poesiadeneno
Obrigado amigo

Hoje me lembrei da casa onde nasci e cresci, das
crianças que comigo partilhavam brincadeiras, dos pais e vizinhos já desaparecidos e a poesia cresceu assim.
É bom recordar, ainda que às vezes nos magoe a
lembrança.

beijinho
da rosa

Enviado porTópico
Gyl
Publicado: 29/01/2010 00:16 Atualizado: 29/01/2010 00:16
Colaborador
Usuário desde: 08/08/2009
Localidade: Belo Horizonte
Mensagens: 6301
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Seus textos são de uma beleza triste e encantadora. O de hoje foi de uma sutileza que quase umideceram meus olhos. Lindo, lindo! Mil beijinhos em ti!

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 00:47 Atualizado: 29/01/2010 00:47
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gavetaGyl
Antes de me ir deitar, ainda venho agradecer-te
as palavras carinhosas e o apreço que me dás, a mim a à minha tão singela poesia.
É sempre um contentamento ir sonhando com tuas
palavras, ou por outra adormecer pensando que valeu a pena, quanto mais não seja para receber
tão belas palavras.

Obrigado Gyl
beijinhos
da amiga rosa

Enviado porTópico
visitante
Publicado: 29/01/2010 00:57 Atualizado: 29/01/2010 00:57
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Toda a existência de cada ser vivente se rege pelas forças cósmicas. Todas elas convergem para que o equilíbrio de cada passageiro do tempo, que somos cada um de nós, encontre em cada dia um objectivo para que a sua missão chegue a bom termo. Gostei do que escreve porque em cada poema existe uma nova redescoberta de sobrevivencia.

Edu

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 13:15 Atualizado: 29/01/2010 13:15
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/Divano
Acredito que na vida tudo tem uma razão de ser,
e assim se nos tornarmos conscientes,valorizamo-nos mais e agredecemos sempre por mais uma oportunidade que Deus nos dáa cada dia que passa.
Meu amigo te agradeço a carinhosa visita.

abraço
da rosa

Enviado porTópico
jomasipe
Publicado: 29/01/2010 08:30 Atualizado: 29/01/2010 08:30
Colaborador
Usuário desde: 28/09/2009
Localidade:
Mensagens: 1181
Re: Sacos de alfazema na gaveta
os teus sonhos de criança estão sempre vivos no teu pensamento e emoção,
apesar do nosso crescimento, há pessoas que têm sempre viva, dentro, a maravilha da inocência pura de quando se era criança, tu és uma delas,
beijos,
JS

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 13:22 Atualizado: 29/01/2010 13:22
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Tens razão João, recordo e sabe-me bem escrever sobre este tema, lembro amiúde dos companheiros de brincadeira, de andarmos numa correria ao ar livre, e depois o desafio que cada um enfrentou
para levar a vida por diante.

É bom recordar, são coisas que não passam da nossa memória, embora tivéssemos passado por muitas necessidades.

beiijnhos meu amigo
rosa

Enviado porTópico
AnaCoelho
Publicado: 29/01/2010 13:15 Atualizado: 29/01/2010 13:15
Colaborador
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11796
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Rosa

Gostei da leveza com que deste a emoção de criança a este poema, com aromas e flores que o tempo nunca apaga e muitas vezes é nesses tempos que encontramos os sonhos para mais um dia...

Beijocas

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 13:26 Atualizado: 29/01/2010 13:26
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/AnaCoelho
Sabes Aninha a criança, o quarto a história da roupa e por aí fora, tudo é verídico, foram de
facto muitas as necessidades passadas naquele
tempo, porém gostoso, que nunca me passará e do
qual ainda me vêem estas emoções que passo ao
papel.
É como dizes lembrando ainda encontro vontade
para caminhar.

Beijinhos amiga, fica bem
obrigado.
rosa

Enviado porTópico
ÔNIX
Publicado: 29/01/2010 14:34 Atualizado: 29/01/2010 14:40
Colaborador
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2469
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Ler-te é um bem que me fazes.
Gosto de mexer na terra e de a revoltar até encontrar os mais pequenos fios que se escondem criando minúsculas raízes.

Gosto de andar descalça no meio da terra e da água, e de me sujar toda, principlamente no verão, quando vou á minha aldeia, em que me dá um imenso prazer, todos aqueles trabalhos do campo. As flores e as árvores de fruto não escapam às minhas investidas. Ainda costumo subir às ávores e sentar-me a comer dos frutos saborosos. Sabes que têm outro sabor lá em cima?

Bem, mas isto era para ser em privado, mas deixo-te aqui na mesma.

Tem um óptimo final de semana

Beijo

Matilde D'ônix

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 14:43 Atualizado: 29/01/2010 14:46
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/MhatildeD'Ônix
É bom sentir a terra, gostos semelhantes temos amiga, as minhas mãos sofrem mas eu adoro jardinar, todos os anos modificar, sabes este ano
plantei roseiras de tons diversos, já antevejo
uma loucura de lindas rosas, porque habitualmente tudo quanto ponho na terra pega.
É curioso como não despegamos do apego à terra, mesmo depois de tantos anos.
No dia a seguir à chegada, pareço que nunca de lá saí, minhas unhas, minha cor, meu cabelo, tudo sofre, só eu me sinto feliz.
Em pequena amiga,nunca comi fruta sem ser na àrvore, até tinha uma parreira só minha, creio que a única fartura era essa.

Querida Mathilde, para ti também desejo bom fim de
semana
beijinhos e obrigada, sabe-me bem receber palavras
tuas.

rosa

Enviado porTópico
visitante
Publicado: 29/01/2010 16:57 Atualizado: 29/01/2010 16:57
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Rosa! Sabes e já deves ter conhecimento e quem na realidade me conhece que sou transparente e directa. Assim o que aqui te vou dizer é o que sinto. Tens crescido muito poeticamente. Poetas o amor, a ausência e a saudade, muitas e muitas vezes a tristeza, contudo, este poema é especial. È seguramente até ao momento o melhor dos teus melhores.

Levo para mim, porque tu és das que contigo se aprende!

Beijo azul

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 17:53 Atualizado: 29/01/2010 17:53
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Olha amiga, modesta sou e simples, muito simples,
mas hoje concordo contigo, quanto á beleza deste poema, sabes que para mim também é o que mais gosto, de tanta emoção que me deu criá-lo, tudo
nele é verídico, por isso me sinto orgulhosa.
Ainda mais recebendo as tuas palavras reforçando o que eu já pensava.
Quanto ao meu crescimento na poesia, é possível
pois sempre vamos procurando com o amor que lhe temos criá-la cada dia com mais beleza.
No entanto eu sei quanto é singela e sei que muito aprendo também lendo os vossos escritos.
Para mim é essencial, ler, lendo armazenamos
vocabulário que nem sempre usamos no quotidiano
e inconscientemente fica em nós e assim ficamos mais ricos.

Eu tenho a felicidade de ter amigos transparentes
e e sinceros e sei que tu és assim. Nós também nos apercebemos de quem é ou não e francamente
eu não gostaria nada que me deixassem palavras
que não sentissem.

Hoje fico feliz por que alguém veio ao meu encontro dizer-me deste poema o que eu pensava,
creio ser bonito, modéstia àparte.

beijinho Fatinha
obrigado
rosa

Enviado porTópico
Betha_M_Costa
Publicado: 29/01/2010 23:08 Atualizado: 29/01/2010 23:08
Colaborador
Usuário desde: 01/07/2009
Localidade: Belém-PA-Brasil
Mensagens: 4504
Re: Sacos de alfazema na gaveta
Tens toda razão, mas é difícil dizer - entre tantos outros lindos poemas teus - que esse seja o mais belo. Leitura prazerosa, cheia de recordações, em imagem poéticas ricas.
Bjins, Betha.

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 29/01/2010 23:49 Atualizado: 29/01/2010 23:50
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Sacos de alfazema na gaveta/Betha_M_Coata
São todos meus filhos e eu gosto deles, são feitos de recordações que permanecem intactas em mim,
viajo nestes pedaços da minha história simples
mas autêntica.

Mas sinceramente gosto mais duns que de outros,
às vezes até aqueles que mais gosto não são os mais lidos e me dá pena, sem querer sabes amiga fico com pena, enfim não ligues coisas da idade.

Beijinhos Betha e obrigada pelo carinho
bom fim de semana
rosa



Sem comentários:

Arquivo do blogue