quarta-feira, 9 de maio de 2012

NÃO HÁ PAZ NA LEZÍRIA

Poemas -> Infantis : Não há paz na lezíria
Tags: coruja sobressalto Alvéola etc. Poupa Toupeira
textos deste autorEstão a acordar D. Toupeiras
- Porque o Inverno já se vai
Já refizeram suas leiras!
Ai Meu Deus! Uma lá cai!

Não vejo nada comadre
Pare lá de dar patada
-Desculpe lá ó compadre
Que isto está uma poeirada.

D. Escaravelho grita alto
-Aqui quem manda sou eu!
D. Besouro em sobressalto...
Mas afinal que lhe deu?

Clique para ver a imagem original em uma nova janela

Já daqui embora me vou
- Já lá vem D. Cotovia!
Se sabe que aqui estou?
Já se me acaba o meu dia.

Nem D. Poupa hoje descansa
Anda pela lezíria, louca
Não lhe sai da lembrança
Que é Inverno e a comida pouca.

E ali na margem do rio?
Tagarelas vizinha com vizinha
-D.Alvéola cheia de frio!
Pede o xaile à D.Milheirinha.

Pousa D.Borboleta na flor
Sempre batendo sua asa
- Não vá o Sr. Açor...
Lembrar de sair de casa.

Enfim D. Toupeira sai suja
Nem vê bem por onde passa!
À espreita está D. Coruja
Que finge até achar graça.

Se a noite não espreitasse
E os gritos não ecoassem no ar
Talvez ainda me sujeitasse
-A ir ao arrozal jantar!

Isto é conversa da Tarambola
Que ainda hoje não comeu nada
Amanhã tem de ir p'ra Escola
-Sem a lição preparada...

Lá está D. Rã à escuta
É já manhã!
E lá vai ela à labuta.
Hoje vai ao arrozal
Sim! Porque afinal
Das lezírias é Senhora!
Todos a conhecem por ali
É verdinha, até um pouco loura.
E canta bem que já ouvi.

D. Perdiz anda ali perto
Cheia de ternura e Amor
Não pode andar em campo aberto
Está um dia de calor.
Tráz os filhotes consigo
E D. Àguia é um perigo.

E nas àguas do rio?
Há um peixinho brincalhão
Que vai numa correria
Atrás da mãe e do irmão
Clique para ver a imagem original em uma nova janela

E porque era uma vez
A história não acaba aqui!
Quem sabe um dia talvez...
Lhes conte mais o que vi.

rosafogo


Criança, hoje sou, como tal nada como mimar-me
a mim própria, fiquei até mais tarde acordada
sonhando que não tenho idade para dormir cedo.

Aos amigos que queiram ter a paciência de ler
e também à «POETIZA das CRIANÇAS amiga STEREA»
ela sim com um jeitinho especial, deixo esta
cantilena ternurenta.



Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
Johann Wolfgang Von Goethe

Escrevo para que a vida continue sendo vida.
     
rosafogo
Autorrosafogo
Texto
Data19/01/2010 02:24:53
Leituras321
Favoritos0
LicençaEsta obra está protegida pela licença Creative Commons
Recentes
A CHUVA E DEPOIS O SOL
A MINHA SEDE
COMO SE OLHA A QUEM SE AMA
NO VAI - VEM DO AMOR
PERDI A IDADE!
Aleatórios
Saudade
Ainda que me atinja o «quase»
Quadras Soltas
PENAS MINHAS
Nas àguas me vou deixando
Favoritos
CANTAR DE PERDIÇÃO - Sterea
MULHER SÓ - CLEIDEYAMAMOTO
QUANTO DE TI... - eduardas
Querer é poder - mariagomes
Para mais ninguém - Vania Lopez
 

Enviado porTópico
Sterea
Publicado: 21/01/2010 17:07 Atualizado: 21/01/2010 17:07
Colaborador
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2307
Re: Não há paz na lezíria
Oh, Rosa, eu com a excitação da festa de anos, passei aqui e nem um "olazinho" deixei à bicharada!... Olha, os bichinhos adoram-te e quer-me cá parecer que ainda te fazem madrinha lá da lezíria toda! Coisa mais ternurenta! Tens uma facilidade incrível em escrever com a pureza da inocência e a magia das crianças! Adoro estes miminhos e sinto-me tua afilhada também!...

Beijinho da Teresinha...

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 22/01/2010 12:58 Atualizado: 22/01/2010 12:58
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Não há paz na lezíria/Sterea
Ai amiga também já me ía a escapar o teu comentário. Bem, já viste para o que me deu?
Fazia anos tornei-me criança, eram não sei quantas da noite, ainda estava a escrever, apeteceu-me, penso muitas vezes com ternura em
toda esta bicharada. Passeio muito pela margem do rio Sorraia e apercebo-me do que por ali vai, é
um espectáculo toda aquela vida que não pára.
Pois tenho também muito carinho por ti, por
sentir que és uma pessoa ternurenta, posso e
quero muito que sejas minha afilhada... ora essa
porque não?
beijinhos Teresinha, obrigada pelas palavras
mimosas que sempre me deixas.

rosa

Enviado porTópico
jamaveira
Publicado: 21/01/2010 20:59 Atualizado: 21/01/2010 20:59
Da casa!
Usuário desde: 23/07/2006
Localidade: João Pessoa - PB
Mensagens: 350
Re: Não há paz na lezíria
A ternura e simplicidade de um texto valorizam o autor e o torna a sua imagem e semelhança. Viva a infância que mora dentro de nós! Abç. > Jamaveira

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 22/01/2010 13:01 Atualizado: 22/01/2010 13:01
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8090
Re: Não há paz na lezíria/jamaveira
Grata lhe fico meu amigo pela simpatia e carinho.
Eu gosto sim de escrever coisas simples para criança entender e também porque eu própria sou
simples, nascida no meio de toda esta bicharada.
Nunca deixamos de ser criança, sempre habita em
nós esse pedacinho de ternura.

Abraço amigo Jamaveira
da rosa



Sem comentários:

Arquivo do blogue