domingo, 20 de maio de 2012

GENTE DA MINHA TERRA

Poemas -> Dedicatória : Gente da minha terra
Tags: dignidade suor provações corpo caído
Longos os anos de provações
Assim a vida reduzia tua dignidade
Caladas as bocas, sofrendo os corações
Gente da minha terra, te recordo com saudade.
Sempre de soluço na garganta
E o suor do rosto a escorrer
Sempre o olhar triste na hora da janta
E o assobio nos lábios para esquecer.

O silêncio era sinistro
A jorna pequena em demasia
Na taberna procuravas euforia, apenas isto
Para enfrentar a enxada por mais um dia.
Votaram-te ao esquecimento
Os grandes que podiam tudo
Verteram a raiva em ti e o lamento
Vestiram-te de rancor, deixaram-te mudo.

Rasgaram-te a pele gretada
Nas mãos sentiste o trigo loiro macio
Pouco tiveste, vergaram-te ao peso da enxada
No frio do Inverno e no calor do estio.
E sempre o demónio a cuspir-te veneno
Eras então um rosto por barbear
Rude nem sempre eras sereno
Tão pouco capaz de emoções mostrar,
na hora de amar.

Tua espinha dobrou trazias o corpo caído
Cabisbaixo, ainda e sempre nas vísceras a agonia
O tempo passou já só memórias dum passado ído
Duma vida dura, onde a utopia perdeu a magia.

rosafogo 



Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.
Johann Wolfgang Von Goethe

Escrevo para que a vida continue sendo vida.
    
rosafogo
Autorrosafogo
Texto
Data13/07/2010 18:50:15
Leituras722
Favoritos4
LicençaEsta obra está protegida pela licença Creative Commons
 

Enviado porTópico
visitante
Publicado: 13/07/2010 19:19 Atualizado: 13/07/2010 19:19
Re: Gente da minha terra
Rosa minha amiga! Um poema social do mais belo que já li. Também eu vivi no meio rural até que o meu pai tentou uma vida melhor e citadina. Vivi contigo cada vogal deste poema lambendo as dores de cada consoante.

Um poema dos teus melhores e são muitos.

Beijo azul

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 13/07/2010 20:32 Atualizado: 13/07/2010 20:32
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra/Haeremai
Tempos difíceis, hoje me deu esta vontade de lembrar, às vezes a saudade daquele pedacinho de terra e das gentes que recordo como se fosse ontem
me fazem retroceder no tempo e sentir-me de novo no seu seio.
Tempos em que os frutos eram saborosos e as gentes se conheciam do nascer até morrer.

beijinho amiga obrigado, pelo carinho.
rosa

Enviado porTópico
JOSÉMANUELBRAZÃO
Publicado: 13/07/2010 20:40 Atualizado: 13/07/2010 20:40
Colaborador
Usuário desde: 02/11/2009
Localidade: Lisboa, PORTUGAL
Mensagens: 8106
Re: Gente da minha terra
Entendo que é nossa missão informar as novas gerações das memórias do nosso tempo!

Muito bem escrito Rosa!

Beijo do ZÉ

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 13/07/2010 20:55 Atualizado: 13/07/2010 20:55
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra/JOSEMANUELBRAZÂO
É Zé faz tempo nos apercebemos das dificuldades
por que passaram, mas nós éramos crianças o nosso
sonho era brincar, a dor dos adultos pouco nos afligia, nascemos na pobreza já estávamos habituados às lamentações.

Esta gente de agora, desconhece o que é pouco ou nada haver e são infelizes porque até têm de mais,
parecem sempre descontentes.

beijo Zé
da rosa

Enviado porTópico
José António Antunes
Publicado: 13/07/2010 20:44 Atualizado: 13/07/2010 20:44
Super Participativo
Usuário desde: 08/03/2008
Localidade: Portugal
Mensagens: 155
Re: Gente da minha terra
Gente humilde uma geração de coragem e bravura...


Vêm de muito longe
para aprender o sangue
de quem não cava terra,
são simplórios
não discursam falsidades
nem sabem os oradores
do simbolismo social mais cotado…

Bjs

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 13/07/2010 20:58 Atualizado: 13/07/2010 20:58
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra/José António Antunes
Olá meu amigo

Gente bem humilde dizes bem gente analfabeta, dedicada à terra, trabalhando de sol a sol, sem poder resmungar ou levantar a voz.Outros tempos,
mas apesar de tudo gosto de os lembrar e merecem
toda a poesia que saiba e Deus me permita fazer,
para lhes dedicar.

Beijinho, tudo bom para ti
da rosa

Enviado porTópico
Avozita
Publicado: 13/07/2010 20:45 Atualizado: 13/07/2010 20:45
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4704
Re: Gente da minha terra
Quase parecia estares a poetar
sobre a minha terra.
Era assim a vida de quem precisava
sobreviver.

Gostei, já sabes disso.
Beijinhos amiga
Antonieta

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 13/07/2010 21:03 Atualizado: 13/07/2010 21:03
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra/Avozita
Olá amiga, pois a minha não era diferente da tua,
Portugal inteiro trabalhava os campos para encher os bolsos dos grandes agrários, enquanto os filhos passavam mal e eles apanhavam tuberculoses,
e outras maleitas que eu bem recordo, alguns na minha aldeia se enforcaram no sobrado da casa
que habitavam na chamada loja onde viviam os animais.

Velhos estes tempos mas enquanto fôr viva irei
sempre versejá-los.
É a minha homenagem `gente da minha terra.

beijinho Antonieta
da rosa

Enviado porTópico
carolcarolina
Publicado: 13/07/2010 21:31 Atualizado: 13/07/2010 21:32
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 7283
Re: Gente da minha terra
Querida Amiga
Poetisa Rosa!

Que lindo!
Trazes em forma de versos a labuta de um povo simples em tempos sofridos.
Por aqui ainda tem muito deste povo, lá pelo nordeste, quando não é a seca é o trabalho escravo.
Trabalham e no fim do mês nem para pagar o que comeram nas malditas fazendas.
Bjinhos
♫Carol

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 13/07/2010 21:48 Atualizado: 13/07/2010 21:48
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra/carolcarolina
É triste Carol que ainda se passe tão mal, mas o Mundo é injusto e o ser humano cada vez mais egoísta, só olha o seu umbigo, os poderosos tudo podem e os outros são escravos nas suas mãos.

O trabalho da terra é o mais sacrificado e mais mal pago, também hoje já está meio abandonado que
ninguém quer fazê-lo, mas não está fácil, bons lugares também não há para todos.

beijos Carol amiga com muita amizade, obrigada
por estares presente.

rosa

Enviado porTópico
Akhenaton/Elias
Publicado: 14/07/2010 01:03 Atualizado: 14/07/2010 01:03
Colaborador
Usuário desde: 31/12/2009
Localidade: Porto Velho - Rondonia - Brasil
Mensagens: 1045
Re: Gente da minha terra
Querida amiga,
Poetisa Rosa!

Todos os momentos que passamos estão gravados em nossos corações e memória e vez ou outra vem a tona essas lembranças. Lindo versos querida amiga e parabéns!

Retornei ontem ao nosso convívio, quero agradecer-lhe pelas orações que muito contribuiram em minha recuperação, o meu muito obrigado!

Beijos do amigo!

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 14/07/2010 09:44 Atualizado: 14/07/2010 09:44
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra
Olá meu querido amigo

Que feliz fico por sabê-lo já de volta. Deus ouviu nossas preces ainda bem, continuaremos a agradecer-Lhe. Pois desejo a sua rápida recuperação é muito bom tê-lo conosco.

Obrigado pela simpatia, fique com Deus Elias.

beijinhos da amiga
rosa

Enviado porTópico
Vania Lopez
Publicado: 14/07/2010 03:02 Atualizado: 14/07/2010 03:02
Colaborador
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 12808
Re: Gente da minha terra
Aplausos! Me lembra uma canção tão linda...beijos

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 14/07/2010 09:48 Atualizado: 14/07/2010 09:50
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Gente da minha terra/Vania
Hoje falei da minha gente, tive um sonho, com a casa da minha criação e a vi com os meus olhos de criança bem maior do que depois quando crescida.
Então me debrucei numa janela e avistei meus vizinhos nas hortas trabalhando, tudo se passava
como real, enquanto a água do rio ali bem ao lado
corria no açude provocando aquele rumor a que me
habituei como o embalo para dormir.
Logo depois de acordar surgiu a poesia que hoje deixei.
Grata pelo teu carinho Vaninha, um beijo.

da amiga rosa



Sem comentários:

Arquivo do blogue