sexta-feira, 13 de abril de 2012

BOLA DE CRISTAL

Poemas -> Dedicatória : Bola de cristal/para as avós .
Tags: cascatas arco-íris caras vermelha ajeito almofadas


O seu Mundo é
Bola de cristal...
E a brincadeira é
Para eles sacramental.

Nossos meninos, são ouro.
São promissão, são tesouro.

Sonham com balões
Com apitos a assoprar
Apagam velas em competições
Enchendo seu peito de ar.
E tu avó, ficas a olhar confiante
Com alegria, mesmo parecendo distante.
Hoje é teu dia?!
Muitos mais vais poder contar
E eu que veja, para te poder amar.

Se é surpresa é para surpreender!?
Queres saber qual a história?
Não te vou dizer.

Ajeito as almofadas
Ao fundo da cama me sento
E à espera das fadas?!
Ficam eles num lamento.
Avó qual é a de hoje?
Valha-me Deus
Da memória já me foje!
Hoje vai ser uma aventura
Digo-lhes eu com doçura
E em seus olhos adoça-se a expressão
E já, já, adormece ela e o irmão.

Sonham com cascatas de arco-íris
E tu avó? Contando sem desistires.
Tantos pulos, tanta emoção
Caras vermelhas, e a respiração?
Agora em absoluta imobilidade
Já me dá até saudade?!
Das brigas, dos empurrões
E de tantas, tantas emoções.

Nossos meninos são de ouro
São promissão, são tesouro.

rosafogo

DEDICADO ÁS AVÓS - a todas as avós deste site, dedico este singelo poeminha que tinha sido escrito para enviar a uma das antologias mas ficou por cá. Hoje vai ficar então por aqui, foi
feito com muito amor.




       
rosafogo
Autorrosafogo
Texto
Data04/12/2009 21:24:46
Leituras665
Favoritos2
LicençaEsta obra está protegida pela licença Creative Commons
 

Enviado porTópico
Gyl
Publicado: 04/12/2009 23:00 Atualizado: 04/12/2009 23:00
Colaborador
Usuário desde: 08/08/2009
Localidade: Belo Horizonte
Mensagens: 6264
Re: Bola de cristal/para as avós .
Umideceram meus olhos o excesso de carinho e ternura de tuas linhas, minha querida! Linda homenagem e merecida a todas as avós, não somente as dos site, mas de todo planeta! Um beijo, minha Rosa! Bom tudo para ti!

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 18:46 Atualizado: 07/12/2009 18:46
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós .Rosafogo/Gyl
Meu querido amigo

Só agora venho falar contigo, porque estive ausente, sabes que o encontro do Luso se deu em Braga no sábado e eu estive presente e conheci
vários amigos facto que me deu muita alegria.
Como ía tão distante aproveitei para dar uma voltinha pelo norte do país e só agora cheguei a casa.
Desejo que esteja tudo bem contigo, também gostava
de conhecer-te mas e a distância?! Um dia quem sabe!
Beijinho Gyl, obrigado pela ternura com que comentáste o poema.

rosa

Enviado porTópico
Avozita
Publicado: 04/12/2009 23:12 Atualizado: 04/12/2009 23:12
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4706
Re: Bola de cristal/para as avós .
Obrigada Rosa por tão belo e emocionante poema.
Vou-to roubar, está lindo.

Amanhã vou passar o dia contigo (em pensamento), bem queria estar presente.
Que tudo vos corra bem é o meu desejo sincero.
Tira fotos para depois eu viver um pouquinho do que se irá passar. Tem a mania que manda, ora bolas, só faço o que me apetecer
Tudo de bom para ti amiga
Beijinhos
Antonieta

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 18:53 Atualizado: 07/12/2009 18:55
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós /Rosafogo/Avózita
Olá Antonieta

Olha amiga só agora, como deves calcular aproveitei e dei uma voltinha maior e cheguei há
menos de uma hora. O tempo esteve horrível, mas
valeu a pena, conheci alguns amigos/as que adorei
nem te digo nada, sabes que era como se os
conhecesse de longa data, foi mesmo muito bom,
temos de nos falar pelo telefone ou marcarmos um
encontro para te contar o que achei de cada um.
Agora se vierem aqui ler ficam muito intrigados.
O que será que a Rosinha vai dizer de nós?! Ah...
pois.
Sabes quem era a grande fotógrafa do grupo? A MIM
mas ficou decepcionada não conseguiu que eu ficásse bonita... pudera!?
Beijinho Antonieta, fica bem, depois falamos mais.
Obrigada poe levares o poema ele também é teu.

rosa

Enviado porTópico
joseluislopes
Publicado: 04/12/2009 23:15 Atualizado: 04/12/2009 23:15
Colaborador
Usuário desde: 22/03/2009
Localidade:
Mensagens: 3441
Re: Bola de cristal/para as avós .
Cara Amiga!
Um texto muito bonito. No meu texto sobre as mulheres esqueci de referir as Avós. Triste pecado para estas mãos.
Agora Rosa, sempre que um texto de avós aparecer na minha vida irá abrir a memória selectiva que existe dentro de mim e a Amiga e o texto estarão presentes no momento.
Assim construímos no erro a ternura que vamos ganhando ás pessoas que se cruzam na nossa vida.
Rosa, o texto é muito bonito, simpático e acolhedor mas para mim estará com as avós a Rosa e Elas.
Assim fica a minha memória para o futuro.
Beijo
JLL

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 19:12 Atualizado: 07/12/2009 19:12
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós /joseluislopes.
Estimado amigo

Alguém me disse, que o amigo também era de Braga,
foi pena não poder ter estado pois teria muito gosto em tê-lo conhecido pessoalmente. Adorei
Braga há longos anos que lá não ía e a cidade
é encantadora. Pena o tempo não ter dado para fotografar, pois choveu sempre, dia e noite.
Só hoje cheguei, dei uma voltinha maior a aproveitar a saída e por isso só agora venho agradecer o comentário e a ternura das palavras
que me deixou. Dizer-lhe também que o José Luis
é um amigo que me deixa feliz e orgulhosa sempre
que tenho o previlégio de receber palavras suas.

Um beijo com muito carinho
rosa

Enviado porTópico
Moura365
Publicado: 05/12/2009 00:45 Atualizado: 05/12/2009 00:45
Colaborador
Usuário desde: 23/10/2009
Localidade: Rio tinto-Porto
Mensagens: 2383
Re: Bola de cristal/para as avós .
Rosa

Não sou avó. Mas sou avô. Mas interiorizei este poema, como se fosse dedicado também aos avôs.

Felicito-te, por esta linda homenagem!

Beijinho grande

Fica bem minha amiga

Gil

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 19:19 Atualizado: 07/12/2009 19:19
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós ./Gil
Olá Gil

Obrigada amigo, pois o poema também te é dedicado
meu amigo. É simples mas se gostáste, eu fico feliz.
Não te respondi há mais tempo porque estive ausente, fui ao encontro de Poetas do Luso em
Braga, como deves imaginar, já que me deslocava aproveitei e dei uma voltinha pelo norte, mesmo chovendo muito, foi bom, encontrei muitos amigos.
Agora alguns já não são só amigos virtuais, mas
a amizade é igual à que dedico a todos, pois
a sensação que eu tive é que já conhecia cada um
há muito, é verdade.
Obrigada pelo teu carinho

beijinho para ti
rosa

Enviado porTópico
Vania Lopez
Publicado: 05/12/2009 18:35 Atualizado: 05/12/2009 18:35
Colaborador
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 12406
Re: Bola de cristal/para as avós .
Obrigada! Seu poema me fez ter vontade de ser um balão, ficar no céu sem ter hora para entrar em casa. Beijo querida.

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 19:23 Atualizado: 07/12/2009 19:23
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós ./Vania
Lindo o teu comentário querida amiga.
Não respondi por estar ausente Vaninha, mas te agradeço muito o carinho.

Beijinho, fico grata pela amizade
beijinho grande
rosa

Enviado porTópico
OlemaCorreia
Publicado: 05/12/2009 23:05 Atualizado: 05/12/2009 23:05
Da casa!
Usuário desde: 14/03/2009
Localidade:
Mensagens: 288
Re: Bola de cristal/para as avós .
O seu poema é um verdadeiro cântico as avós. Como avó que sou acolhi com infinita ternura as suas palavras. Os nossos netos são mesmo um tesouro, mais que isso uma dádiva providêncial.
Gostei muito de a conhecer pessoalmente
Um beijinho
Olema

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 19:30 Atualizado: 07/12/2009 19:31
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós /OlemaCorreia.
Olá Olema
Acabo de chegar, pois dei uma voltinha maior,ontem
fiquei em Viseu e hoje fiz o caminho de volta com o tempo um pouquinho melhor.
Agradeço as suas palavras, eu achei a Olema uma
simpatia e a sua netinha igual, tão querida ela vinha entregar-me as recordações pessoalmente achei-a uma maravilha de menina, parabéns é uma netinha muito simpática.
Pena de não me ter despedido de vós, mas agradeço
o carinho com que me receberam. Envio meu abraço
para o marido.
Fico grata também pelo apreço que deu ao poema.

Então para todos e para si especial um beijinho
de amizade
rosa

Enviado porTópico
ÔNIX
Publicado: 07/12/2009 10:42 Atualizado: 07/12/2009 10:42
Colaborador
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2455
Re: Bola de cristal/para as avós .
Perante a conjuntura actual, em que assistimos a mudanças drásticas dos valores incrementados pelos nossos antepassados, e que grande parte deles já não satisfazem este novo modelo que se vive nos tempos modernos, há que estar atento às mudanças e seguir-lhes os passos, tentando entender o que para nós e essencial com o papel que nos cabe como avós. É aí que se estabelece uma série de interesses, mútuos perante as novas relações humanas e familiares, entre, pais, irmãos, avós e educadores.Os avós de antes não são os de hoje e nem poderiam. Hoje assistimos a avós ainda no activo e sem tempo para dispensar aos netos. Isto cria um afastamento da família e daquilo porque nos regemos e que nos foi transmitido. O livro de Daniel Sampaio – A Razão dos Avós, (que deves conhecer), tal como “Inventem-se Novos Pais”, que aconselho vivamente, são livros de especial interesse a quem se preocupa com estas questões familiares e que nos dão muitas respostas às nossas preocupações.

Estamos a atravessar grandes mudanças a vários níveis e neste mundo altamente tecnológico, assistimos à chegada de novos seres, já com um registo bem definido sobre como actuar neste planeta no sentido da criação de um novo mundo. Será que estamos preparados para receber estas novas crianças, que vêm com uma formatação para um maior desenvolvimento do planeta e para criar mudanças que vão mexer com todos nós.?
Rosa, deixei aqui este pequeno texto, como forma de agradecimento. Também eu me preocupo com estas questões e sinto que o tempo de que disponho não chega para aquilo que gostaria de fazer com os meus netos.

Um beijo grande e bom feriado


Matilde D’Ônix


PS: O teu título induz-me a te convidar a ler sobre as novas crianças Indigo e Cristal

Enviado porTópico
rosafogo
Publicado: 07/12/2009 20:17 Atualizado: 07/12/2009 20:19
Colaborador
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade: Natural de LAPAS-Torres Novas - Vive em- LOURES
Mensagens: 8085
Re: Bola de cristal/para as avós ./MathildeD'onix
Olá Mathilde

Quero agradecer o texto que me deixáste, vou procurar ler esses livros de que me falas, pois não conheço nenhum dos dois.
Eu creio que a nossa preocupação enquanto avós
vai ser sempre inevitável, é certo que a nossa disponibilidade é diferente porque trabalhamos,
mas sempre vamos ter que dar uma mãozinha.
Os meus já estão grandes e eu consegui conciliar
os meus horários com os das mães e auxiliei muito.
Tornou-se difícil nos tempos que correm até arranjar tempo ou determinar
qual o tempo melhor para se ser mãe.

Agradeço o que me propões sobre leitura e vou tentar arranjar os livros pois serão concerteza
interessantes.

Beijinho e tudo bom para ti amiga e para os teus.

rosa

Sem comentários: