quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ROSEIRAL SEM ROSAS

Poemas -> Saudade : Roseiral sem rosas
Tags: sonhos só mimosas cabracega apanhada


Não mais voltarão os sonhos
Nem os laços de mil cores ao meu cabelo.
Não mais os dias de criança, risonhos.
Nem raio de luz ao olhar.Acabei de perdê-lo!
Quem inventará para mim bonecas de trapo para vestir?
Ou rebuçados de limão para desembrulhar?!
De limão sim, matavam a sede de sentir!
Já que eu tinha, era sede de amar!
Nem jogos de cabra-cega, ou à apanhada!
Onde está a menina que à chuva se molhava?
Livre criança correndo atrás do arco
Ou chapinhando na lama do charco.
Livre, e leve como seu vestido de algodão.
Quer fosse frio Inverno,ou quente Verão.

A memória cava cada dia mais dentro de mim!
Ergue-se como que uma cortina de escuridão.
Como meu rosto endureceu, o sorriso perdeu!
Hoje sou Primavera sem mimosas
Roseiral sem rosas
Que o tempo esqueceu.
E surge uma vontade de estar só!
Reunir todos os meus pertences, bem atados num nó.
E seguir por uma floresta de arvores
p'lo tempo enegrecidas,
Porque hoje sou menina sem mãe
De olhos vazios de lágrimas
E de imagens já tremidas.


rosafogo
OGR3/lusopoemas
--------------------------------------------------------------------------------
Texto
Data
Leituras
602

Enviado por

Tópico
Sterea
Publicado: 04/10/2009 19:00 Atualizado: 04/10/2009 19:00
Colaborador

Usuário desde: 20/5/2008

Localidade: Porto

Mensagens: 2956
Re: Roseira sem rosas

Li o seu texto como se fora meu, aninhei-o no regaço, como a criança perdida... Tão lindamente, profundamente, sentido, Rosa!... A roseira ainda tem rosas, sim. E as rosas, perfume.

Beijo.
Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 04/10/2009 22:40 Atualizado: 05/10/2009 11:42
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Fico enternecida com as suas palavras, no poema
recordo a criança pobre mas feliz brincando livremente, hoje já é difícil rever-me e é com saudade que de quando em quando ela me surge.
Obrigado por a ter acarinhado.
beijo com carinho
rosa

Enviado por

Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 04/10/2009 19:14 Atualizado: 04/10/2009 19:14
Colaborador

Usuário desde: 31/3/2008

Localidade: Braga - Vila Verde

Mensagens: 6847
Re: Roseira sem rosas

Adorei este poema. E vi aqui a transparência da menina, com seus vestidos, flores e sonhos. Delícia. Beijinho

Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 04/10/2009 22:44 Atualizado: 04/10/2009 22:44
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Olá amiga
Viste a menina do vestidinho de algodão que lhe amparava o frio de inverno e servia de igual para o calor do verão. Era assim... mas ainda assim
sou feliz quando recordo.

Beijinho igual para ti com todo omeu carinho
rosa

Enviado por

Tópico
Vania
Publicado: 04/10/2009 19:17 Atualizado: 04/10/2009 19:17
Colaborador

Usuário desde: 25/1/2009

Localidade: Pouso Alegre - MG

Mensagens: 12288
Re: Roseira sem rosas

Que rosa esse texto!
Me vergo aqui e agora de tão lindo!
Aplausos!

Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 05/10/2009 00:08 Atualizado: 05/10/2009 00:08
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Que bom a tua presença me enche de orgulho, te fico grata pelo apreço.

Hoje estou mesmo orgulhosa com os comentários
que me deixam os amigos.

Minha querida Vania, fica bem, uma boa semana
deixo meu beijo carinhoso
rosa

Enviado por

Tópico
Avozita
Publicado: 04/10/2009 21:04 Atualizado: 04/10/2009 21:04
Colaborador

Usuário desde: 08/7/2009

Localidade: Casal de Cambra - Lisboa

Mensagens: 4912
Re: Roseira sem rosas

Um desenrolar de imagens passadas e vividas com muito amor.
Roseira sem rosa, nunca serás, pois teu nome já é flor.

Adorei este poema, gostava de ter sido esta menina livre de bricar.

Beijos amiga
Antonieta


Enviado por

Tópico
rosafogo
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Olá amiga
A infância ninguém esquece, passada com mais ou menos dificuldade , são tempos em que a
ingenuidade nos tornou felizes, que importava para além da brincadeira tudo o resto? O problema da pobreza ou das dificuldades, que as havia e muitas
para nós crianças não tinham importância, contávamos com a chuva, a poeira, a água do rio,
a fruta nas arvores, o baloiço de corda cujo
assento era uma saca de serrapilheira, descalços,
corríamos a aldeia toda e com estas pequenas coisas era a felicidade completa para nós.

Como me alonguei, lembro sempre mais qualquer coisa.

Beijinho
Obrigada pelas ruas palavras amigas
rosa

Enviado por

Tópico
AnaCoelho
Publicado: 04/10/2009 22:11 Atualizado: 04/10/2009 22:11
Colaborador

Usuário desde: 09/5/2008

Localidade: Carregado-Alenquer

Mensagens: 12655
Re: Roseira sem rosas

Um percurso dos tempos mais belos e inocentes até a primaveras menos floridas mas ainda assim as roseiras sempre darão rosas pelos jardins da recordação.

Beijos

Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 04/10/2009 22:57 Atualizado: 04/10/2009 23:01
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Olá Aninha

Tempos inocentes, dizes bem, e também felizes, lembro que o Sol tinha um brilho diferente e as manhãs eram cheirosas, com um orvalho que tudo revigorava.
Sabes Aninha, hoje é domingo, geralmente é o dia em que mais me vem à lembrança o tempo de ser criança, nem sei bem porquê, mas é verdade.

Beijinho amiga
com todo o meu carinho
rosa

Enviado por

Tópico
ângelaLugo
Publicado: 04/10/2009 23:02 Atualizado: 04/10/2009 23:02
Colaborador

Usuário desde: 04/9/2006

Localidade: São Paulo - Brasil

Mensagens: 15561
Re: Roseira sem rosas p/ rosafogo

Querida amiga Rosa

É mesmo uma pena que esta roseira
não brote mais em nossa vida
uma vez vivida hoje já esquecida
esta roseira da infância...

Poema lindo e deixo-te aqui um
que escrevi já há muito tempo


Que saudade... Que saudade...
Da minha infância, tão distante.
Que vontade de voltar a ser criança
Criança com todos os sonhos a porvir

Que saudade... Que saudade...
De voltar a viver cada instante
Cada momento feliz ou infeliz
O importante era voltar a ser criança

Que saudade... Que saudade...
Dos choros contidos, dos sorrisos soltos.
Da alegria de ganhar um colinho
Ou um presente qualquer

Que saudade... Que saudade...
Dos tempos de fadas imagináveis
De brincadeiras sem maldades
De sonhos e imaginações

Que saudade... Que saudade...
Da garotinha sonhadora
Ora feliz ora infeliz
Mas com o coração cheio de sonhos

Hoje a garotinha cresceu
E nada mais tem a sonhar
Só essa eterna saudade... Saudade
Dos tempos que não voltam mais

Ângela Lugo
Beijinhos no coração

Enviado por
Tópico
rosafogo
Publicado: 05/10/2009 00:14 Atualizado: 05/10/2009 11:44
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas p/ rosafogo

Te agradeço,e confesso que me veio uma lágrima,
porque essa saudade que tão bem descreves na tua
poesia me trouxe deveras a saudade.

Te agradeço teres deixado a poesia, vou ler sempre
e lembrar que afinal não sou só eu a recordar,o tempo aperta-se e com ele sentimentos de insegurança surgem e é difícil não olhar para trás.

beijinho Angela obrigado pelo carinho

rosa
enviado por

Tópico
Gyl
Publicado: 05/10/2009 00:01 Atualizado: 05/10/2009 00:01
Colaborador

Usuário desde: 08/8/2009

Localidade: Belo Horizonte
Mensagens: 7250
Re: Roseira sem rosas

Rosa, querida!
Fico maravilhado com tua sensibilidade, tua arte e teu talento. Amadora ou não, me encanta sempre e te erijo um altar adornado pelas prosas e pelas poesias. Daqui faço-te uma oração e peço a Deus que perpetue tua obra para que as futuras gerações possam beber do teu leite sacrossanto e didático. Não exagero. São verídicas minhas palavras. Abraços que rocem teu coração, aí do outro lado do oceano que insiste em nos separar.

Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 05/10/2009 00:20 Atualizado: 05/10/2009 00:20
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

E eu repito que és demasiado generoso nas palavras que me deixas e não fosse eu tão humilde
que me julgaria uma poetiza de verdade. Eu sei que gostas de ler o que escrevo e acredito nas tuas palavras, porque as que eu te deixo também são sentidas, ditadas com o coração não ditas por dizer. Tu sim tens o tempo todo p'la frente e eu
é que faço essa oração para que tu tenhas essa vontade de escrever como tão bem sabes.

Boa semana te desejo
e te deixo
um forte abraço, sem oceano capaz de impedir uma
boa amizade
rosa
Enviado por

Tópico
visitante
Publicado: 05/10/2009 01:13 Atualizado: 05/10/2009 01:13
Re: Roseira sem rosas

Rosa,fiquei encantada com a forma que descreveste estes sentimentos...
Tem a tristeza nele empregnado assim como a saudade dos tempos vividos...
Mas ainda não és uma Roseira sem rosas não...és alguem que tem muito ainda para viver e sorrir...
És mimosa em tuas lindas palavras que escorrem por dentro de ti!

Parabens xará!
Bjs
Rosa

Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 05/10/2009 12:52 Atualizado: 05/10/2009 12:52
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Obrigada Rosa

És generosa nas palavras que me deixas, fico
lsonjeada com o teu apreço, vou sorrir enquanto tiver palavras mimosas (essas sim) de pessoas que estimo.

Um beijinho com carinho
rosa

Enviado por

Tópico
ÔNIX
Publicado: 05/10/2009 11:02 Atualizado: 05/10/2009 11:03
Colaborador

Usuário desde: 08/9/2009

Localidade: Lisboa

Mensagens: 2845
Re: Roseira sem rosas

Gostei muito do teu poema.
Revivi tempos meus outrora criança
Consegui encontrar esse tempo, mesmo que por momentos, através das tuas palavras.

Tão bom que seria, encontrar em muitos momentos a criança que vive em nós

Beijo e bom feriado, Rosa
Matilde D'Ônix


Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 05/10/2009 12:57 Atualizado: 05/10/2009 12:58
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Minha querida Matilde

O poema é simples, assim como a criança de que fala, mas recordá-la é muito bom, é como se nascesse um dia com um Sol diferente, é ver os passarinhos esvoaçarem sobre as àguas do rio, e ouvir o açude, cantar, como o ouvi todos os dias da minha infância.

Ainda bem que gostaste, fico feliz
Beijinho para ti também
beijo

Enviado por

Tópico
ÔNIX
Publicado: 05/10/2009 13:05 Atualizado: 05/10/2009 13:05
Colaborador

Usuário desde: 08/9/2009

Localidade: Lisboa

Mensagens: 2845
Re: Roseira sem rosas

È na simplicidade de um gesto que se vê a verdadeira face da poesia e de quem está por detrás dela.
Escolhas determinantes que nos levam sempre ao mesmo lugar...aquele onde a criança nos espera
BjS

Enviado por

Tópico
rosafogo
Publicado: 05/10/2009 16:48 Atualizado: 05/10/2009 16:49
Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310
Re: Roseira sem rosas

Serás sempre recebida com muito gosto, dentro da minha simplicidade
mas com grande amizade e carinho

Beijinho querida
rosa















Enviado por

Tópico



ÔNIX


Publicado: 05/10/2009 13:05 Atualizado: 05/10/2009 13:05





Colaborador

Usuário desde: 08/9/2009

Localidade: Lisboa

Mensagens: 2845



Re: Roseira sem rosas

È na simplicidade de um gesto que se vê a verdadeira face da poesia e de quem está por detrás dela.
Escolhas determinantes que nos levam sempre ao mesmo lugar...aquele onde a criança nos espera


Bjs











Enviado por

Tópico



ROMMA


Publicado: 05/10/2009 14:31 Atualizado: 05/10/2009 14:33





Colaborador

Usuário desde: 29/10/2008

Localidade:

Mensagens: 2944



Re: Roseira sem rosas

OLá Minha Amiga Rosa!
Voltei lá atras, no tempo!
Fizeste-me recordar a minha infância
e as lindas bonecas de pano! :))
Algumas ainda guardo com carinho...
Lembro de todas elas e dos nomes que tinham!
Lembro dos rebuçados que um senhor de longos bigodes com caracois nas pontas :) me oferecia, eram compridos e tinham calcomanias que colecionava nos meus cadernos, sabores diversos mas gostava mais do franboesa.
Dos jogos eram vários, adorava as cordas, e as mimosas sem cheiros que iluminavam o varandão da casa da aldeia frequentada de tempos a tempos...
Teu poema é desolado pela realide sentida, que não te deixa ver as rosas nas roseiras nem as primaveras com as mimosas :) elas continuam lá, no mesmo lugar, nós é que não!
Lembranças são tantas... para lembrar... o arco que me custava passar debaixo de água a sofocar :) entre tantas coisas como brincar!
Adorei esta viagem no tempo!
Ficarei a sonhar ainda mais! :))

Beijos Rosa
Obrigada por este pequeno recordar!














Enviado por

Tópico



rosafogo


Publicado: 05/10/2009 17:04 Atualizado: 05/10/2009 17:04





Colaborador

Usuário desde: 28/7/2009

Localidade: Natural deTorres Novas - Vive em- LOURES

Mensagens: 8310



Re: Roseira sem rosas

Olá Menina Linda

Com certeza as tuas lembranças estarão mais nítidas eu já misturo um pouco na memória a minha infância a das minhas filhas e a dos meus netos.
Sinto-me feliz quando eles entusiasmados querem que eu conte factos da minha e da deles, e é esse prazer
que me convida sempre a voltar lá atrás. Então fico uma criança pequena,contando como se fossem histórias.
E como por milagre lá faço regressar, tudo de novo
olha amiga revejo-me agora na minha mãe, ela também contava a sua incrível meninice, sempre com um sabor que dava vontade de ouvir de novo.
Daí eu ter herdado, é como que uma necessidade.
E é assim, fiquei feliz de te ter trazido a meninice também e possivelmente um sorriso.

beijinho grande
rosa











Enviado por

Tópico



visitante


Publicado: 03/11/2009 02:00 Atualizado: 03/11/2009 02:00






Re: Roseiral sem rosas

A saudade é o sentimento que surge em nós, e só tende a aumentar com o tempo, em virtude das lembranças.Mas, a vida é assim, e ela continua.Portanto guardemos as boas lembranças no coração...e tentar seguir em frente...
Abraço.

Sem comentários: